É sabido que a cirurgia bariátrica ajuda a diminuir o risco de problemas cardíacos e controlar o diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade. Agora, uma nova análise feita por pesquisadores do Hospital São Lucas, em Porto Alegre, sugere que o procedimento também pode reduzir as chances de um diagnóstico de câncer. Os resultados foram publicados em junho na revista Obesity Surgery.
Os autores reuniram os dados de 13 estudos, incluindo mais de 54 mil pessoas. Cada estudo analisou as taxas de câncer após a cirurgia de perda de peso. As taxas de câncer em pessoas com obesidade estão na faixa de dois casos a cada mil pessoas por ano.
No entanto, para aqueles que fizeram a cirurgia, os investigadores encontraram a taxa de um caso para cada mil pessoas ao ano quase o mesmo dado encontrado entre as pessoas de peso normal. O seguimento variou de dois a 23 anos após a cirurgia.
Apesar dos resultados mostrarem uma redução no risco de câncer em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, os autores afirmam que ainda não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito. Sabe-se que a obesidade é um fator de risco para o câncer, uma vez que a as alterações hormonais e inflamação do organismo promovidas pelo excesso de peso em conjunto com os maus hábitos que levam à obesidade elevam as chances de tumor. Entretanto, são necessários mais estudos para entender a real relação entre cirurgia bariátrica e diminuição do risco de câncer.
Material disponível em http://www.sbcbm.org.br/wordpress