Cirurgia Robótica

Nos últimos anos um grande avanço na cirurgia minimamente invasiva avançada foi a cirurgia com auxilio da plataforma robótica.

A cirurgia robótica é feita da mesma maneira que na laparoscopia, com uma ótica e pequenas incisões no abdome. 

Todas as cirurgias que realizamos em nosso serviço podem ser feitas com auxilio da robótica, cabe ao médico lhe informar se há vantagens em associar esse método à sua cirurgia.

São inseridas a ótica e as pinças usadas para os procedimentos, mas estas são conectadas a um robô com 4 braços. Todos os braços do robô são controlados EXCLUSIVAMENTE pelo cirurgião através de um console especial colocado adjacente à mesa de cirurgia. O Robô não faz NENHUM movimento sozinho.

Há várias vantagens na plataforma robótica:

A visualização dos carrinhos de laparoscopia (Full HD) é excelente, mas na plataforma robótica essa visão, além de alta resolução, é em 3D, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva ao cirurgião, deixando-o completamente concentrado na cirurgia.

É o cirurgião que controla a câmera, dirigindo exatamente aonde ele quer ver e sem eventuais oscilações quando a câmera fica nas mãos de um auxiliar. Na robótica a câmera é estática.

Os instrumentos robóticos têm articulações em sua ponta que são como pequenos “pulsos” humanos. A interface robótica filtra os pequenos tremores naturais das mãos humanas e deixam as suturas e manipulações de tecidos muito mais precisas.

O cirurgião fica sentado confortavelmente no console. A ergonomia é excelente. Isso faz com que o cirurgião não se canse durante os procedimentos mais longos. Ao final de cirurgias complexas e trabalhosas, o cirurgião está com a mesma precisão que havia quando ele começou. Isso é mais segurança para o paciente e menos lesões de esforço para o cirurgião.

Detalhe do cirurgião no console – ele está sentado, com os braços apoiados e controlando os instrumentos apenas com a ponta dos dedos
Cirurgião no console, assistente e instrumentadora junto ao paciente
Rolar para cima